*CONDER e Prefeitura apresentam aos moradores do Alto Maron projeto de revestimento da encosta*
Moradores do Alto Maron tiveram conhecimento do projeto de revestimento da encosta da Avenida Juracy, no centro de Itabuna, durante o primeiro dos três encontros previstos para a execução das obras e serviços promovidos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) em parceria com a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).
Como explicou a assistente social Candice Libório os encontros com moradores do entorno da obra acontecem no início, meio e fim da obra, que terá acompanhamento técnico, incluindo a realização de pesquisas para mensurar o nível de satisfação. “Portanto, todos poderão participar desses encontros e manifestar opinião sobre o andamento das obras, cuja execução está prevista para seis meses”, afirmou.
O engenheiro civil João Moura, responsável pela fiscalização, fez alguns esclarecimentos quanto à avaliação na localidade que considerou de risco alto e muito risco. Ele explicou que há sinalização para a encosta que terá tela de alta resistência clipada, solução mais viável tecnicamente, com guarda-corpo para segurança.
“A área está estabilizada, depois de suprimida a vegetação. O projeto visa mitigar riscos de deslizamento de pedregulhos na encosta e prevê canaletas e fitas drenantes para captação de água de chuvas com direcionamento à rede de drenagem mais próxima na Avenida Juracy Magalhães”, acrescentou o engenheiro.
Durante o encontro, os moradores fizeram perguntas, desfizeram dúvidas e ainda se comprometeram em agir como fiscais do empreendimento, principalmente para evitar que ao final das obras o lixo seja descartado na encosta. Comerciantes da parte baixa da encosta também serão orientados a fazer o descarte do lixo dos estabelecimentos nos horários de passagem dos compactadores determinados pela Prefeitura.
Morador da Rua Alto Mirante há 56 anos, Roberildo de Jesus Costa, o Robinho, aprovou a iniciativa da CONDER e da Prefeitura de Itabuna em ouvir os moradores e abrir canais de diálogo permanente, inclusive por correio eletrônico, durante as obras e serviços de revestimento da encosta. “Meu pai lutou muito para que essa obra fosse realizada. Graças a Deus, chegou o momento que a gente tanto aguardava”, disse.
O encontro também teve a participação da assistente social da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Hélida Sodré, e do engenheiro civil e supervisor de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Everson Levi dos Santos Ribeiro.