Ministério do Trabalho lançará plataforma digital para atendimento ao cidadão
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) irá abrir ao público, na primeira metade de 2025, a plataforma unificada de atendimento (Una), com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços fornecidos pelas superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho e Emprego. Um projeto experimental da Una será iniciado nesta quarta-feira (11), no estado do Rio de Janeiro, onde a população poderá fazer solicitações de atendimento.
O principal intuito é que as requisições sejam atendidas de maneira mais ágil e segura. Para que isso aconteça, a plataforma disponibilizará um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou à distância. A Una permitirá que documentos digitalizados sejam enviados, além de possibilitar o acompanhamento ou remarcação dos agendamentos.
Com a implementação da nova ferramenta, o Ministério do Trabalho e Emprego conseguirá ter maior supervisão e segurança para atender, já que os protocolos serão validados na plataforma Gov.br, e incorporará processos eletrônicos e realização de tarefas.
Os serviços disponíveis para a população na plataforma incluem: solicitação da relação anual de informações sociais (RAIS), agendamento e esclarecimento de dúvidas relacionadas a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de requisições sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A plataforma também prevê os agendamentos e esclarecimentos de questões sobre abono salarial, registro profissional e seguro-desemprego.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil