Prefeito Augusto Castro visita as obras e serviços da 2ª etapa do Novo Hospital São Lucas
O prefeito reeleito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), visitou as obras e serviços da 2ª etapa do Novo Hospital São Lucas na manhã desta terça-feira, dia 17. Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e da subsecretária Lânia Peixoto, foi recebido pelo vice-provedor Peter Deviris Santos Lemos e o 1º secretário da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), Sílvio Roberto S. Oliveira.
As obras desta fase são fruto da parceria da Santa Casa, Prefeitura de Itabuna e o Governo da Bahia, e que contará com 57 leitos de hemodiálise para melhor atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).“Viemos conferir as obras desta segunda etapa do Novo Hospital São Lucas, uma promessa que fiz há algum tempo. Já inauguramos a 1ª etapa, com 27 leitos, contando com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana”, comentou o prefeito.
“Itabuna dá passos largos em favor da saúde. Serão 57 novos leitos para atender as pessoas que necessitam de tratamento de hemodiálise”, acrescentou. Augusto Castro chamou o depoimento da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, que declarou estar feliz por ver as obras bastante adiantadas. A nova unidade vai beneficiar o pessoal de Itabuna e da região. Pretendemos entregar junto com o governador Jerônimo Rodrigues e a Santa Casa no final de janeiro do próximo ano”, complementou.
O 1º secretário da SCMI, Sílvio Roberto S. Oliveira, informou que pelo menos 85% das obras de engenharia já estão concluídas, cumprindo o cronograma. Ele lembrou que a 1ª etapa foi entregue no Dia da Cidade, 28 de julho do ano passado, pelo governador que, inclusive, assegurou os recursos para a fase atual durante a solenidade e disse que o novo Centro de Hemodiálise contará com estrutura completa, com instalação de 53 poltronas para pacientes regulados do Sistema Único de Saúde (SUS).
O governo estadual também fez a doação de camas de leito, colchões impermeáveis, eletrocardiógrafos, cardioversores, monitores multiparamétricos, focos cirúrgicos em LED, kit de laringoscópio, aparelho de ultrassom, suportes para soro, armários para guardar enxoval, ventiladores mecânicos, aspiradores de secreção, kit nebulização e carrinhos para transporte de materiais e medicamentos.
Para viabilizar as obras da primeira etapa, foram investidos recursos obtidos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), repassados pelo Governo do Estado. “Haverá outras etapas, inclusive, contando com a implantação de 20 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI)”, finalizou Sílvio Roberto S. Oliveira.