* Por Prof. Lúcio Gusmão: "Ilhéus e as posições de poder".

A Política Municipal é um campo complexo e desafiador onde as decisões tomadas impactam diretamente a vida dos cidadãos. Em nosso histórico e lendário município, em alguns instantes, parece que vivemos em reinos distantes onde nossa bela natureza parece tocar o céu e os ventos sussurram por nossos distritos e praças lendas ancestrais, assim, passamos horas observando a natureza e estudando os movimentos de quem passa vivendo e sentindo às mudanças de clima e memórias gloriosas. Eis que como um mensageiro inconveniente, uma eleição acontece e agora chegam notícias alarmantes que a nossa política nos trás, não tão gloriosas assim.


É meus amigos, nosso município não pode ficar nessa sensação alienante de ser um “Reino distante” assim como outrora, não podemos mais esperar para retirar os bloqueios, as pedras e obstáculos que colocaram impedindo nossa população de chegar a Fonte de vida e ao crescimento econômico e social.


As noticias que agora temos acesso, que nos afasta desse Reino Distante e nos convida a exercermos nossa cidadania, nos apresenta uma realidade como um terremoto que rachou, há muito tempo, nossas sólidas certezas e nos causa a sensação de um deslizamento moral catastrófico. A “Montanha” chamada Ilhéus tremeu, rachou, mas não desabará. Agora temos que impedir que desabe, com dignidade, com planejamento e com antecipação de ações, que quem nos comanda, e, foram eleitos para faze-lo, apresentem a fortaleza necessária que junto com a dignidade formam pilares fundamentais na tomada de decisões em qualquer escala e posição de governo. Agir de forma ética, justa e resoluta, mesmo diante de desafios complexos e pressões diversas nos mostrará que temos em quem acreditar e lutar lado a lado por nossa lendária cidade será um convite irrecusável.


Um líder que age com dignidade e fortaleza inspira confiança na população e fortalece as instituições democráticas. Ao mesmo tempo, a ausência dessas qualidades pode levar à corrupção, à ineficiência e à perda de credibilidade do governo. E isso foi o que nos levou a perder a noção de que Ilhéus nos pertence e entrarmos em um “Reino Distante”


Fomos incentivados, principalmente os mais jovens e as mulheres, em particular, que a política era um campo distante e pouco atrativo, mas temos agora, por exemplo, uma Vice Prefeita, Wanessa Gedeon, pelo histórico de vida e por ser uma mulher empoderada, que pode dar fôlego e engajamento a novas gerações em busca de um futuro mais justo, sustentável e democrático, unindo forças com prefeito eleito Valderico Junior, com transparência, fazendo com que essa parceria, em posições de poder concedidas por nós eleitores, nos impulsione com novas perspectivas inovadoras para que haja envolvimento popular ativo na vida pública, saindo do encastelamento e do “Reino Distante”.


Ilhéus necessita de urgência em acreditar em nossas lideranças, que não sejam uma mera ocupação de cargos e posições de poder, isso já tivemos e não deu certo, nossa Montanha chamada Ilhéus teve seu terremoto, sobreviverá com a arte de influenciar e inspirar a todos nós, que podemos alcançar objetivos comuns de forma ética e com paixão cidadã; isso é ter e ser uma liderança exemplar que não apenas comanda mas serve de modelo aqueles ao seu redor.

“Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aqueles que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem”.

(Sun Tzu)

Categoria:

Deixe seu Comentário