*Evento GINGA DE CORDEL articula capoeira angola e literatura de cordel em Ilhéus*

Nos dias 25 e 26 acontece em Ilhéus o evento Ginga de Cordel, articulando capoeira angola, literatura de cordel e cultura popular. O encontro traz a Ilhéus o Mestre Gercino, de Minas Gerais, e o lançamento de três livros. As atividades acontecerão entre o Galpão X (terminal urbano), Praça dos Namorados e Badauê.

O evento é realizado pelo Coletivo Ginga de Angola, ponto de cultura sediado no Galpão X, espaço sócio-esportivo-cultural que congrega grupos de skate, capoeira e jiu-jitsu, situado ao lado do terminal. As atividades são abertas, com contribuição voluntária e consciente.

_*Mestre Gercino e a capoeira angola*_

Gercino Alves Batista é mestre de capoeira angola, dançarino, ator, diretor, produtor cultural. Iniciou-se na capoeira angola e na dança afro-brasileira em 1996 com Mestre João Angoleiro, em BH. Estudou no Teatro Universitário da UFMG e é dançante da Guarda de Moçambique Treze de Maio. Natural de Lagoa Santa, coordena a Irmandade dos Atores da Pândega, o encontro de culturas de raiz Lapinha Museu Vivo e o Grupo Treme Terra de Capoeira Angola.


_*Lançamento de livros*_

Os três livros foram construídos a partir dos fundamentos poéticos do cordel, adotando a dupla redondilha (dois versos de sete sílabas) como base da tessitura textual e criando uma forma literária original, chamada de “poetoria de cordel”. Trata-se de três textos dramáticos, voltados para a apresentação teatral ou perfomance de rua. 

“Sonho de uma noite de verão” é uma versão em cordel, feita por Marosô, da clássica obra de Shakespeare. Já “Sonho de uma noite no sertão”, de Sophia do Pirambu, é uma releitura da mesma obra, transpondo-a para o sertão cearense, entrelaçando o imaginário da cultura popular brasileira com elementos da mitologia africana. Em “Cordel Homérico II”, Sophía de Delos recria o Canto XI da Odisseia com uma tradução ousada, repleta de musicalidade e ritmo, transportando o leitor para a jornada de Odisseu ao mundo dos mortos.

Os livros estão circulando em uma turnê que inclui sertão e litoral, vindo de Quixeramobim a Canudos (passando por Quixadá, Crato, Juazeiro, São José do Egito e Monte Santo) e de Fortaleza a Ilhéus (incluindo Fortaleza, Canoa Quebrada e João Pessoa).


*GINGA DE CORDEL - PROGRAMAÇÃO*

*25/01, sábado*
_18:00 (Galpão X)
Exibição do documentário “Mestre Gê e o estado da arte” e roda de conversa

*26/01, domingo*
_13:30 (Galpão X)_
Oficina com o Mestre Gercino: “Capoeira angola e o corpo brincante da cultura popular”

_16:30 (Praça dos Namorados)_
Roda de capoeira angola

_18:00 (Badauê)_
Apresentação do grupo Vai Lá Samba
Lançamento dos livros:
Sonho de uma noite de uma noite de verão (Marosô), Sonho de uma noite de uma noite no sertão (Sophia do Pirambu) e Cordel Homérico II (Sophia de Delos), com performances poéticas.

Mais informações: @ginga.de.angola / 71 9 9273 7765

Categoria:

Deixe seu Comentário