CÉSAR PORTO: Março Amarelo, começa a conscientização da endometriose

O mês de março, dedicado as mulheres, marca a campanha do Março Amarelo, que visa a conscientização sobre a endometriose e busca aumentar o conhecimento da população sobre a doença. Dados de 2024 do Ministério da Saúde, alertam que a doença afeta de 13% a 16% das mulheres em idade reprodutiva

Endometriose é uma doença inflamatória, caracterizada pelo desenvolvimento do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina. Em condições normais, parte dele é expelido pelo corpo durante o ciclo menstrual. Porém, quando instalado fora do útero, esse material que deveria sair fica circulando no interior da cavidade abdominal, acarretando dores e sangramentos. Essa doença afeta entre 10% a 15% de mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos), podendo causar infertilidade.

César Porto (foto), Presidente da Câmara de Ilhéus, entendendo a importância do MARÇO AMARELO, segundo sua assessoria, deverá apresentar Projeto de Lei, chamando à atenção para esse enfermidade; com ações preventivas anuais, terapêuticas e reabilitadoras e, orientando as mulheres que possuem endometriose a obter o diagnóstico e realizar o tratamento. Além de palestras com profissionais habilitados. Caberá ao executivo a regulamentação e execução, com o apoio do legislativo e entidades médicas e associativas. (JORNAL DO RADIALISTA.)
Categoria:

Deixe seu Comentário