*Novo Hospital de Base reflete o compromisso de um Governo presente na Saúde dos baianos*

A entrega das novas instalações do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), na manhã desta sexta-feira, dia 14, encheu de orgulho não só os itabunenses, mas a população de toda a região Sul da Bahia diante da grandiosidade deste novo equipamento de saúde que atenderá mais de 100 municípios pactuados.
O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa (PT), fez questão de lembrar que este foi um compromisso dos Governos Federal e Estadual. Para ele, o novo Hospital de Base expressa a palavra mais importante do ato de governar: “cuidar de gente, cuidar de pessoas”.
“Quando o prefeito Augusto Castro (PSD) solicitou a reestruturação da Emergência garanti que iríamos dar um novo pavilhão ao Hospital de Base: moderno e sofisticado assim como o de Feira de Santana E, hoje, me orgulho em ver a concretização deste sonho”, afirmou ministro.
“Estamos reestruturando a saúde da Bahia inteira e o povo merece muito mais. Tenho orgulho em dizer que os equipamentos que aqui foram instalados são iguais aos usados nos hospitais privados da Bahia e do Brasil. Mas, também quero lembrar que mais importante que os equipamentos é o acolhimento aos pacientes, a atenção e cuidado dos profissionais que aqui trabalham”, frisou.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), expressou sua emoção com a entrega do moderno equipamento de saúde e lembrou de inúmeros investimentos que estão sendo feitos em Itabuna durante sua gestão.
Citou o Novo Hospital de Base, com 240 leitos; o Centro de Hemodiálise do Novo Hospital São Lucas, com 54 poltronas; a nova ala Pediátrica do Hospital Manoel Novaes. com 34 leitos; a Policlínica Regional de Saúde; e a nova UPA-24 horas do Bairro São Caetano, cuja continuidade das obras de construção foi autorizada, dentre outras.
“Aqui é muito mais que uma ampliação, é um novo hospital. Estamos celebrando a saúde de Itabuna e da região. Por isso, parabenizo o prefeito Augusto Castro pela ousadia e a coragem de manter um Hospital Municipal deste porte”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.
Já o prefeito Augusto Castro expressou sua gratidão pelo empenho dos Governos Federal e Estadual para a garantia da obra. “Itabuna tem um Hospital Municipal com estrutura de Hospital Regional e o que nos deixa mais felizes ainda é que as obras não vão parar por aqui”, ressaltou.
“Teremos novas etapas a serem desdobradas aqui no Hospital de Base, a exemplo do Ambulatório. A proposta é reestruturar 100% da unidade hospitalar para atender melhor a nossa gente”, comemorou Augusto Castro.
A secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, fez questão de ressaltar que o novo HBLEM é uma marca de Governo. “Entregar um hospital desse tamanho, com equipamentos e pessoal qualificado é uma marca forte. É a União, Estado e Município caminhando juntos”, destacou.
Entre as novidades da nova estrutura estão: 240 leitos, 29 leitos de UTI, seis centros cirúrgicos totalmente equipados com arco seco, serviços de endoscopia, colonoscopia, Centro de Telemedicina, dentre outros.
“A capacidade de cirurgias, por exemplo, sairá de 60/mês para 300 cirurgias no mês. Essa é a capacidade do Novo Hospital de Base e eu parabenizo o prefeito Augusto Castro pela coragem como gestor de manter um hospital deste porte e que isto sirva de incentivo para os gestores de outros grandes municípios”, afirmou Roberta Santana.