Ligações clandestinas de energia na Bahia poderiam abastecer 4 milhões de residências por um mês, aponta Neoenergia Coelba

A TÍTULO DE INFORMAÇÃO.
O resultado é consequência da mobilização em campo e investimentos em tecnologias realizados pela Neoenergia Coelba. No ano passado, mais de 130 mil inspeções foram realizadas pelos profissionais da empresa, que também adquiriu 20 novos drones para auxiliar nas fiscalizações. Em paralelo, a distribuidora aprimorou as estratégias para identificar possíveis fraudes de maneira remota, aumentando a assertividade das ações.
As operações de combate às ligações clandestinas são realizadas em unidades de todas as classes sociais e segmentos econômicos. Em 2024, mais de 30 mil indústrias ou comércios foram flagrados com irregularidades na Bahia. Em fazendas e unidades com atividades agrícolas, a Neoenergia Coelba flagrou cerca de 13 mil fraudes.
“O principal objetivo das ações é garantir a segurança da população, visto que as fraudes podem provocar acidentes fatais. As operações também são importantes para combater a concorrência desleal nos segmentos comerciais, uma vez que os estabelecimentos com ligações clandestinas levam vantagem indevida em relação a outras empresas do setor que atuam dentro da legalidade”, destacou o gerente de Recuperação de Energia da Neoenergia Coelba, Madson Melo.
O furto de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Em 2024, oito pessoas foram conduzidas à delegacia devido à prática na Bahia.
Prejuízos e denúncias
Além de crime, os “gatos” também representam riscos à população, pois são realizados por profissionais sem autorização e treinamento adequado. Além de ilegais e poder provocar acidentes graves, as irregularidades prejudicam o fornecimento de energia, podendo causar problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba (www.neoenergia.com).
Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).