Sem ACM Neto, Ronaldo Caiado fala com a imprensa baiana e confirma lançamento da pré-candidatura presidencial

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), concedeu nesta quinta-feira (03) a primeira entrevista à imprensa baiana desde que desembarcou em Salvador, ontem (02), para receber honrarias e lançar a pré-candidatura à Presidência da República, em evento marco para esta sexta-feira (04). Ele também teve uma reunião na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), no Caminho das Árvores, onde ocorreu a coletiva. O ex-prefeito da capital ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, não acompanhou a agenda por estar em Brasília, segundo a assessoria.
Caiado afirmou que escolheu a Bahia para dar início a uma série de viagens pelo Nordeste com o objetivo de se tornar mais conhecido, e para mostrar o que fez em Goiás como governador. “Fizemos um resgate da economia. Somos primeiro lugar na educação e na área fiscal. Nunca tivemos mais um assalto a banco ou carro forte lá no Estado, nem sequestro ou invasão de terra. A segurança é plena. São alguns dos desafios que o brasil também precisa avançar para ter perspectiva de futuro”, disse.
O governador de Goiás estava acompanhado do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), além de políticos. Mas o quórum de deputados do União Brasil foi baixo. A expectativa é que a presença de lideranças seja maior no lançamento da pré-candidatura, amanhã, a partir das 9h, no Centro de Convenções da Boca do Rio. No mesmo evento, Caiado recebe o título de cidadão baiano.
Mas já há ausências confirmadas nesta sexta. Uma delas é a do deputado federal Elmar Nascimento (União), que defende o apoio do partido à reeleição do presidente Lula (PT). Um aliado de Elmar afirmou que o parlamentar estará fazendo exames médicos na capital paulista. Na coletiva de hoje, Caiado comentou o posicionamento do colega de partido.
“Eu respeito a opção de cada colega. Mas você é fruto do seu habitat, do seu eleitor. É muito difícil fazer uma transição dessa e buscar o eleitor de volta. A política nos ensina que popularidade oscila, mas coerência é o que preserva o político”, declarou o governador.
“Eu sempre fui coerente. Estou na União Brasil e desde o meu tempo de PFL mantenho minha posição. Fui colega de Luis Eduardo Magalhães, ACM Neto, e recebo com orgulho o título na mão de Bruno Reis. Cada um tem que ter responsabilidade com quem representa e com o seu futuro político”, declarou.
O site apurou que ACM Neto não acompanhou hoje Caiado porque está em Brasília tratando da federação do União Brasil com o PP. Por sinal, o lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás reforçou ainda mais o posicionamento da maior parte dos pepistas baianos contrários a essa união, pois desejam que a sigla integre oficialmente a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).