Banco Central cria bloqueio contra chaves Pix falsas
O Banco Central lançará uma nova ferramenta para impedir o registro de chaves Pix fraudulentas. O recurso permitirá que o usuário bloqueie a criação de novas chaves em seu nome, fortalecendo a proteção contra golpes e cadastros indevidos. A medida faz parte das ações para reforçar a segurança no sistema de pagamentos instantâneos.
A funcionalidade será semelhante ao serviço que permitirá comunicar aos bancos a recusa na abertura de novas contas correntes, de poupança ou de pagamento. O objetivo é evitar que dados pessoais sejam usados sem autorização ou que novos titulares sejam incluídos de forma irregular em contas conjuntas e empresariais.
O acesso ocorrerá pelo sistema Registrato, onde é possível consultar informações financeiras como contas ativas, empréstimos, chaves Pix, cheques sem fundos e operações cambiais. O usuário poderá ativar ou desativar a restrição conforme necessidade.
Desde outubro, o Banco Central já bloqueia chaves Pix suspeitas e mais de 245 milhões foram removidas por inconsistências, erros ou solicitações de clientes. As instituições financeiras também disponibilizaram um botão para contestar transações de forma rápida e segura.